Dia Mundial da Sepse
A sepse é definida como um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção, seja ela causada por bactérias, vírus, fungos ou protozoários. No Brasil, os índices de mortalidade e custos de tratamento são elevados.
Para intensificar o combate à essa infecção e em alusão ao dia 13 de setembro marcado como o Dia Mundial da Sepse, o Serviço de Controle de infecção Hospitalar (SCIH), realizou nos setores assistenciais durante os dias 13, 14 e 15 de setembro ações voltadas para educação continuada sobre o referido tema. Dinâmicas com perguntas e respostas e rodas de conversa, foram os métodos utilizados pela equipe responsável.


“A adoção de uma estratégia institucional multidisciplinar focada na identificação antecipada de pacientes com risco de Sepse impede a evolução da síndrome para estágios mais graves, e resulta em diminuição do risco de morte associado à infecção grave e ao choque séptico, por isso a importância desta ação em nossa instituição,” explica a enfermeira coordenadora do SCIH Shara Carvalho.

Essas ações, são uma das formas de conscientizar os colaboradores sobre a importância de identificar rapidamente os sintomas da infecção.