PROJETO “SAÚDE EM NOSSAS MÃOS”

O Hospital Santa Juliana (HSJ) foi selecionado para participar do projeto “Saúde em Nossas Mãos”, uma iniciativa executada de forma conjunta e colaborativa por cinco hospitais integrantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Além disso, o projeto conta com o apoio do IHI (Institute of Healthcare Improvement) que é uma das mais importantes instituições que trabalham a segurança do paciente há mais de 30 anos, sediada em Boston (EUA).
Ao participar de um curso desse porte o hospital e seus profissionais também terão grande oportunidade de aumentar o benchmarking (que consiste em observar outras iniciativas, identificar práticas e modelos que funcionam e se esforçar para melhorá-los, adaptá-los e implantá-los) com outras unidades selecionadas.
O projeto visa, a redução das principais Infecções Relacionadas à Saúde (IRAS) em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais públicos e filantrópicos no Brasil. Atualmente, são 116 UTIs do SUS beneficiadas, que também têm recebido apoio no combate ao novo coronavírus, prevenindo novas infecções entre os profissionais de saúde e pacientes no ambiente hospitalar.
Para isso, as equipes do projeto implementam, junto com hospitais beneficiados, melhorias de processos de acordo com planos preestabelecidos e adaptados à realidade de cada instituição. Profissionais são capacitados e um potente sistema de indicadores é utilizado para monitorar o progresso das ações.
As ações necessárias para alcançar os resultados esperados também incluem o monitoramento de indicadores e dos testes de mudança, além de estratégias de, desenvolvimento de equipes colaborativas, de envolvimento de pacientes e familiares nos processos, e desenvolvimento de lideranças para implantação de segurança do paciente nas instituições.
O HSJ já dispõe de um núcleo de controle e segurança ao paciente, atuante. E portanto, já segue protocolos padrões do Ministério da Saúde para reduzir as infecções adquiridas dentro das UTIs (PAV, ITU, Infecção de corrente sanguínea). “Quando fomos aprovados no processo seletivo do MS para participar do projeto Saúde em Nossas Mãos, a equipe da UTI se viu extremamente motivada a aumentar a prevenção das infecções adquiridas no sistema de saúde e reduzir totalmente os riscos dos pacientes no ambiente hospitalar, aumentando cada vez mais a segurança dos mesmos durante sua internação,” ressaltou a Médica Intensivista, Márcia Vasconcellos.
O acompanhamento é realizado atualmente à distância, através de reuniões virtuais e até o momento, cinco sessões de aprendizagem presencial já foram aplicadas em algumas unidades.