A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) – Regional Acre, realizou no sábado (21) o 1º Simpósio Multidisciplinar de Terapia Intensiva, em Rio Branco. O evento teve como objetivo promover a atualização científica e fortalecer o trabalho em equipe nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da região.
O evento, voltado a estudantes e profissionais que atuam em emergência e UTI, ocorreu durante todo o dia e reuniu especialistas de diversas áreas para discutir temas como: desmame da ventilação mecânica, prevenção de lesões por pressão, controle de infecções relacionadas à assistência em saúde (IRAS) e cuidados ao paciente neurocrítico.
Para o médico intensivista do Santa Juliana, Marcos Nanci, o simpósio foi uma oportunidade valiosa para troca de conhecimentos com profissionais de outros estados, reforçando as práticas realizadas no Acre e destacando a qualidade do atendimento nas UTIs locais.
“Foi um momento importante para acessar novos conhecimentos, diretrizes e atualizações da Medicina Intensiva. A troca de experiências e a interação com especialistas de estados como São Paulo, Santa Catarina e Goiás enriquecem nossa prática. Trazer esse debate de forma presencial para os profissionais do Acre é fundamental”, destacou Nanci.
A programação incluiu palestras, discussões de casos clínicos e mesas-redondas, com a participação de profissionais de medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e odontologia. O simpósio reforçou a importância da abordagem multidisciplinar no tratamento intensivo, elevando o padrão de cuidado aos pacientes críticos no estado.
Durante o evento, a equipe do Cartão esteve divulgando as vantagens e benefícios para os clientes, tais como: pacotes cirúrgicos, Rede de Saúde, Clube de Benefícios e Telemedicina.




