Através de orientações para uso de medicamentos, identificação, internação e cirurgias, baseadas nas 6 metas de Segurança do Paciente, você garante maior segurança e qualidade nos serviços hospitalares, adotando medidas e cuidados preventivos.
No caso de cirurgias:
- pergunte ao cirurgião como é a cirurgia, como é o preparo do pré-operatório, qual o tempo de duração e quais os resultados esperados;
- tenha certeza de que você e o cirurgião estão de acordo com a cirurgia que será realizada;
- informe ao cirurgião, ao anestesiologista, ao farmacêutico e ao enfermeiro casos de alergia a medicamentos e reação adversa à anestesia.
Uso de medicamentos:
- informe ao médico quais os medicamentos que você usa atualmente;
- informe se tem alergia a algum medicamento ou alimento;
- verifique se a prescrição médica está clara e legível;
- leia sempre as informações contidas na bula dos medicamentos em uso.
Na internação, verifique se o Hospital:
- possui profissionais de saúde com identificação pessoal e visível (crachá legível) e se Identificam corretamente o paciente. No HSJ é obrigatório o uso de crachá e a identificação do paciente, através da pulseira de identificação, que conta com: nome do paciente, data de nascimento e nome da mãe;
- tem ações de prevenção de quedas dos pacientes, com grades nas camas e auxílio para a saída do leito, se necessário;
- tem ações de prevenção de lesão por pressão. No caso de pacientes impossibilitados de locomoção, é necessária a mudança de posição, frequentemente.
Lembre-se de que cateteres, sondas e/ou equipamentos devem ser manuseados somente por profissionais do serviço de saúde.
Tenha a certeza de que você recebeu e compreendeu todas as orientações durante a alta hospitalar, para garantir a continuação dos cuidados de forma correta em casa.
É importante que todo hospital tenha Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). No Hospital Santa Juliana, contamos com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
Verifique se os profissionais de saúde: higienizam as mãos antes de tocá-lo, após tocá-lo, antes da realização de procedimentos, após contato com sangue e líquidos corporais e após tocar superfícies e objetos próximos ao leito.
(fonte: folder “Você sabia que pode colaborar para um cuidado mais seguro?” / Ministério da Saúde)