As enfermeiras Shara Carvalho e Maria Eduarda Fonseca, do Hospital Santa Juliana, participaram da cerimônia de encerramento do Projeto Paciente Seguro, em Brasília, nos dias 13 e 14 de novembro. Na cerimônia, foram apresentados os resultados nacionais do impacto benéfico dos protocolos e medidas propostas pelo projeto, além do compartilhamento de ações que cada hospital realizou – com o intuito de disseminar conhecimento e experiências entre as instituições hospitalares participantes.
A coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HSJ, enfermeira Shara Carvalho, foi convidada para representar o Acre na roda de conversa sobre experiências exitosas. “Fomos representando o nosso Estado, assim como dois outros hospitais acreanos participantes do projeto. O Santa Juliana foi escolhido porque se destacou na questão de melhorias no time de higiene das mãos”, contou Shara.
A coordenadora ficou responsável por trabalhar a meta de higienização de mãos dentro da clínica cirúrgica, relatando tal experiência durante a roda de conversa. “Fomos convidados para mostrar as melhorias geradas, além de nossos indicadores de adesão de higiene de mãos naquele setor”.
Por sua vez, a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HSJ, enfermeira Maria Eduarda Fonseca, conta que o projeto foi um momento de muito aprendizado – e que, no período de um ano, o Santa Juliana conquistou muitas mudanças positivas. “O Hospital conseguiu zerar a incidência de quedas no alojamento 1.
Aumentamos a adesão de higiene das mãos na clínica cirúrgica e, também, reduzimos as lesões por pressão dos nossos pacientes da clínica médica, que são os pacientes que passam mais tempo internados na Instituição”, explicou Maria Eduarda.
O Projeto Paciente Seguro tem como objetivo melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos e filantrópicos por todo o Brasil – atuando na instauração de protocolos que visam a minimizar riscos durante a internação hospitalar, trabalhando com os temas das Metas Internacionais de Segurança do Paciente: identificação do paciente, comunicação efetiva, cirurgia segura, higiene de mãos, segurança na administração de medicamentos, prevenção de quedas e lesão por pressão.
O Hospital Santa Juliana participa do Projeto Paciente Seguro desde 2022, com a consultoria do Hospital Moinhos de Vento – implantando medidas e protocolos sobre segurança do paciente, através de metodologias de compartilhamento de experiências entre hospitais participantes, capacitações dos profissionais, visitas presenciais e monitoramento remoto.
Os principais resultados apresentados, em âmbito nacional, no encontro de encerramento foram: redução do percentual de medicamentos dispensados com erro em 70%, aumento da adesão da higiene de mãos em 35%, redução de 78% na prevalência de quedas e de 25% na prevalência de lesão por pressão.