NOTÍCIAS DO HOSPITAL

UTI Adulto apresenta recordes no combate a Infecção Relacionada à Assistência à Saúde

O Hospital Santa Juliana (HSJ) participou do projeto Saúde em Nossas Mãos, iniciativa realizada pelos hospitais integrantes do PROADI-SUS, que visa reduzir em 30% as principais infecções relacionadas à assistência à saúde. Através do projeto, o HSJ conseguiu reduzir o número de infecções na Unidade de Terapia Intensiva. Segundo os dados de outubro/2023,o hospital ficou 395 dias sem Infecção do Trato Urinário Associado à Sonda Vesical de Demora (SVD), e os dados mais recentes de novembro/2023, apontam para 30 dias sem Infecção de Corrente Sanguínea Associada a Cateter Venoso Central
(CVC), e 91 dias sem Pneumonia Associado à Ventilação Mecânica.

As enfermeiras Shara Carvalho e Mariana Nóbrega na cerimônia de encerramento do Projeto
Saúde em Nossas Mãos.

O projeto teve a duração de 24 meses, com a cerimônia de encerramento realizada nos dias 6 e 7 de dezembro. O suporte técnico foi ofertado pelo Hospital de excelência Albert Einstein. A capacitação das equipes aconteceu por meio de encontros virtuais e presenciais, permitindo trocas de experiências relacionadas à execução das boas práticas assistenciais entre os hospitais participantes.

A equipe da UTI foi treinada para executar a implantação e manutenção das medidas preventivas de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAs). Diversas melhorias foram estabelecidas para que o número de infecções fosse reduzido, dentre elas: a realização da higiene oral diariamente nos três turnos (manhã, tarde e noite); manter a cabeceira da cama elevada (30º – 45º), uso de luvas sem talco para aumentar a adesão da higienização com álcool gel; a maior distribuição de dispenser de álcool 70% em postos estratégicos para facilitar a higienização das mãos, dentre inúmeras outras medidas. A participação e empenho dos profissionais foi o elemento chave para o sucesso da implementação do projeto dentro do hospital.


A coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Enfa Shara Carvalho, ressalta a importância do projeto para melhorar a qualidade da assistência à saúde dentro do hospital, já que o resultado final do projeto apontou que em âmbito nacional, foram evitadas 6.191 infecções. Já na unidade de terapia intensiva do Santa Juliana foram evitadas 84 infecções relacionadas à assistência à saúde no período de 24 meses. “É de tamanha importância participar desse projeto, pessoas morrem todos os dias por infecção hospitalar, muitas vezes o paciente entra na UTI com um diagnóstico, adquire
uma infecção por não ter protocolos para o controle de infecção. Agradeço toda a equipe
assistencial que trabalhou incansavelmente para alcançar o resultado que temos hoje, a redução significativa de infecções.”, explica Shara.

Gostou dessa notícia? Então compartilhe com seus amigos e familiares e deixe seu comentário abaixo!

Onde Estamos

Atualmente o Hospital conta com atendimento de média e alta complexidade: Cirurgia geral e obstétrica de alto risco, cirurgia ginecológica, Cirurgia ortopédica, neurocirurgia, cirurgia cardíaca, UTI neonatal, UTI adulto.

Copyright ©2023 – Todos os direitos reservados. Carinhosamente desenvolvido por MKT Pros